LOUVRE

LOUVRE
Sonho!

sábado, 10 de julho de 2010

DO SAGRADO AO PROFANO: UMA ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL DA FESTA DA PADROEIRA DE CEARÁ - MIRIM ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 A 2000

FERNANDA ANTUNES DE AQUINO BORGES
Graduação em história

Este trabalho tem como relevância um estudo da história local de Ceará - Mirim, a Festa da Padroeira. Além de ser um trabalho de intervenção escolar nos oferece dados para a historiografia da cidade. A Festa de Nossa Senhora da Conceição inicia dia 28 de novembro ao dia 8 de dezembro e o ponto alto é a “Procissão do dia 08”; mas acrescenta elementos profanos, por isso, devemos ver como a festa se tornou o que é hoje, diante da relação dessas mudanças entre 1970 e 2000, qual o seu significado histórico e cultural para a população de Ceará Mirim?. Então, para discutir esta proposta será abordado na temática – festa - Priore, Tirapeli e Tinhorão, mostrando a origem das festas religiosas e da religião católica, desde o período colonial. Burke, Halbawchs, Sodré, Morin, dentre outros colaboram para que compreendamos o conceito de cultura e como ela se manifesta, mas a problemática pede que entendamos: memória, tradição e religiosidade para valor histórico da festa. Com Câmara Cascudo e literatos locais, como Madalena Antunes, Nilo Pereira, bem como pessoas que serão entrevistadas e o que elas representam no período pré-estabelecido da pesquisa.

Palavras – chave: Festa – tradição – memória


Fernanda Antunes é uma pessoa extremamente talentosa, escreve muito bem, adora valorizar a história local( assim como eu), e principalmente é uma amiga que vale OURO. Obrigada por tudo!

PS: Fernanda você merece tudo de bom, continue assim.

2 comentários:

  1. Erivânia,

    Você também é extremamente talentosa e amiga. Obrigada por divulgar um pouco das coisas que escrevo. Que Deus te abençõe e te ilumine a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Ah! Galera do EMME é meu blog. Fernanda Antunes

    ResponderExcluir